

Sistema de som
Reproduzindo
03:26
disco music
O movimento disco era sobre a liberdade de expressão das minorias, fazendo contraposto ao até então dominando rock. As influências de funk, soul, musica latina, psicodelia, e música clássica, construíram o ritmo.
punk rock
Músicas rápidas e ruídosas com ideologias anarquistas e revolucionárias, vieram para quebrar diversos padrões da música e da sociedade, com acordes básicos de guitarra para resgatar a simplicidade perdida no rock.
country / folk
Artistas de fora do country se juntavam ao estilo numa fusão com o influente rock, para criar uma musicalidade mais acústica com ênfase nos vocais. Nomes consagrados do folk enxergaram no country uma continuação.
reggae
A música jamaicana ganhava força na junção de mento, r&b, ska e rocksteady, apresentando um ritmo dançante e suave. Inspirado no movimento rastafari, falava-se sobre engajamento político e espiritual.
salsa
Seu nome sugeria o tempero de salsa, numa clara alusão a um estilo musical "saboroso", misturando ingredientes da música latina como o mambo e rumba para criar o sabor latino. Possuía ligação com a cultura de rua.
hard rock
Em sua fase na era de 70, o hard rock assimilava-se com o heavy metal, mas com o swing do blues e um pouco de psicodelia, aliada de guitarras distorcidas, baterias pesadas e vocais rasgados.
mpb
Após a grande era dos festivais, a mpb ainda conservava em si os ritmos tradicionais brasileiros restaurados no tropicalismo, além da temática intelectual que continuava a criticar a ditadura e defender o nacionalismo.
brega
Misturando-se com o que sobrou da jovem guarda, esta vertente exageradamente romântica pegou influências do bolero e do samba-canção para "abrasileirar" a onda de pop dançante que acontecia no mundo.
hard rock
O ritmo predominava a guitarra como instrumento principal, em arranjos repetitivos e técnicos, distorcidos, que tiveram como influência o heavy metal. A temática era uma afirmação da sexualidade masculina.
sertanejo
A terceira era atingia seu ápice, onde artistas compunham canções cada vez mais românticas fazendo um contraste com todas as outras tendências da época, mas com guitarras elétricas devido ao domínio do rock.
soft rock
Mais leve que o hard rock, este gênero possuía algumas influências de blues misturado com pop e punk rock. O uso do violão foi mais explorado neste estilo do que em outras vertentes de rock.
samba
Dando continuidade ao partido alto dos anos 70, novos sambistas começaram a tocar um pagode de raiz, que conservava elementos tradicionais do samba, mas com um andamento mais fácil e dançante.
pagode
Derivado do samba, mas sob um olhar de desconfiança da velha guarda do gênero, fez sucesso quando acrescentou o sax, bateria e sintetizadores, em temas mais românticos para se diferir do padrão "fundo de quintal".
R&B
Ritmo que sobreviveu ao longo das décadas, começou sua fase contemporânea nesta década, misturando elementos de disco, hip hop, funk e soul para tornar o estilo mais dançante. Foi a maior adesão de artístas negros no cenário pop.
pagode
Atinge seu auge esta vertente do samba que se distanciou do "partido alto", atingindo grande sucesso comercial com músicas de temáticas mais românticas, atuando
predominantemente em São Paulo.
grunge
Com uma influência de hardcore com indie alternativo, eram desleixados no estilo de vestir, e abordavam temas como angústias e críticas sociais, retratando a mentalidade da geração x com sarcasmo e agressividade.
pop punk
Revivendo o punk rock da década de 70, o pop punk tinha uma batida mais leve do que a original, com uma sonoridade agradável de acordes com solos curtos de guitarra, com temáticas leves sobre amor e sociedade.
hip hop
A grande ascenção do hip hop foi atingida dentro do conceito "gangsta rap", que romantizava o estilo de vida dos rappers que viviam nos guetos, enfatizando o confronto com a polícia e sociedade.
axé
Ritmo baiano que mistura batuques africanos, reggae jamaicano, samba, rock e frevo, representava o carnaval de salvador e o contexto de folia no Brasil. Foi a década que o axé conquistou o país.
sertanejo
A terceira era do sertanejo vivia seus últimos anos de sucesso, consagrando as duplas que abordavam temas românticos em suas letras, seguidas de arranjos cada vez mais pop com influências do pop internacional.
samba reggae
Surgido na Bahia, o samba reggae é erroneamente comparado ao axé, pois abordava contextos mais sociais, além de enfatizar mais sua influência de reggae e samba de roda com funk.
Forró
A ressureição comercial do forró se deu pela vinda do forró universitário, por abordar temas dos jovens da década, deixando de lado a cultura nordestina em suas letras, com arranjos mais pop e a inclusão de violões, baixos e baterias.
brit pop
A invasão britânica teve seu auge nesta década, com influências de blues, rock, indie e punk, o britpop conseguiu mesclar diversos ritmos de rock alternativo numa estética altamente comercial".
Dance Music
Derivada de uma fusão entre disco, trance, eletônico e pop, a dance music marcou os anos 90 e reinventou o conceito das pistas de dança da década. Considerada por muitos, uma continuação da new wave.




REPERTÓRIO
Hip Hop
Nesta nova fase, subvertentes como a trap music ganham espaço deixando as batidas um pouco mais lentas, novos recursos eletrônicos modernizando a ambientação, que hoje aborda temas do cotidiano dos jovens.
Indie
Caracterizado pela estrutura da música pop somada da instrumentação do rock (baixo, bateria, guitarra, teclado) com sintetizadores. Sua temática é leve e ingênua, variando entre a ambientação leve, pesada ou dançante
Sertanejo
Revitalizado pela era universitária, hoje o sertanejo vive uma fusão com o forró eletrônico e funk carioca, além de aprimorar o ritmo do arrocha em canções que animam qualquer evento, variando entre romance e clima festivo.
Electro House
Subgênero da música eletrônica, muito popular quando combinado com a música pop, manteve características do electro, como também da house músic, assim apresentando graves pesados, pscicodelia e refrões chiclete.
Funk
Esta nova geração do funk mistura diversos tipos de dança em suas coreografias, ganhando destaque pela simplicidade da batida e pela introdução do cavaco em algumas canções. A temática se divide em letras leves e provocantes.
Tropical House
Aqui valoriza-se a leveza e sofisticação dos arranjos, com batuques latino-africanos, sax, pianos e outros instrumentos "acústicos", além de menos peso no grave. O bpm também diminui o tempo da músicas, mais relaxantes.
Nova mpb
Movimento em acensão no Brasil, pouco se ouve nas rádios mas muito populares na internet e nos bares alternativos, misturando ritmos brasileiros com música eletrônica e indie.
reggaeton
Energia descreve o ritmo que mistura reggae jamaicano com ritmos latinos, com letras variadas sobre festas, amor a realidade das ruas. Nesta década fundiu-se também com a inevitável influência da música eletrônica.
pop
Os principais artistas pop conseguem mesclar as tendências sem perder sua identidade. Nesta década, temos misturas de rock, hip hop, indie, eletrônico, funk e reggaeton que traduziram estes anos.
r&b
Abrange dentro de si a música black atual, mais melódica que o hip hop agora com inovações da música eletrônica, e uma forte influência da trap music, vertende do hip hop, dando uma sensação futurista ao som.
Década 2010
NEW WAVE
Protagonizou o cenáriopop no mundo durante a década de 80, misturando elementos de punk rock, música eletrônica, experimental e disco. Ritmo extremamente elétrico e dançante, que possuía também vertentes do rock alternativo.
Década 2000
Pop punk / emo
Com influência do hardcore, essa vertente atingia o mainstream por misturar distorções de guitarra com alguns estilos mais agressivos de vocal em uma temática emocional, fazendo críticas a sociedade.
Sertanejo
Uma ressurreição do gênero acontece nesta era universitária, onde a temática deixa de ser regional e específica do caipira, e passa a representar o cotidiano dos jovens. A guitarra distorcida passa a aderir ao estilo.
hip hop
Depois da explosão dos anos 90, o hip hop se consolida mundialmente com novos artistas que misturaram alguns aspectos da música pop e eletrônica com a temática da ostentação de um estilo de vida festeiro e agressivo.
R&b
Dominou as paradas norte-americanas nesta década, aliada do hip hop, onde muitos cantores líricos soltaram a voz em cima de arranjos cheios de groove, determinando o estilo urbano mundialmente.
Eletro Pop
Dando continuidade a dance music que foi febre nos anos 90, o eletropop marcou o nascimento de djs superstars que apareciam nas rádios, que trouxeram elementos de techn, house e trance, em ascensão na europa.
reggaeton
Artistas do reggaeton fizeram parcerias com artistas do eletropop, hip hop e r&b, agregando em si os principais elementos pop da década, que juntos com ritmos de salsa e reggae, marcaram a explosão do reggaeton.
axé
O axé atinge o ápice de seu apelo comercial com canções de fácil memorização, marcadas pelas coreografias instruídas pela própria música. Essas danças transcenderam o contexto de carnaval/folia.
Funk
Cada vez mais artistas de funk aderiam ao tema sensual e festivo, deixando de falar do cotidiano da favela, e o ritmo expande o sucesso da década de 90, misturando na batida miami bass, samba, rap e funk americano.
indie rock
Com o fim do movimento emo, o rock ganhou vida no inde, onde começavam a fazer sucesso algumas bandas que misturavam guitarras distorcidas, baterias e baixos com sintetizadores eletrônicos.
pop
Os lançamentos pop desta década mesclaram eletro, r&b, hardcore, música latina e hip hop. Estes padrões pop se ajustam conforme as tendências mundiais, sempre com um pitada regional de cada artista.
Década 1990